Glossário

  1. A
  2. B
  3. C
  4. D
  5. E
  6. F
  7. G
  8. H
  9. I
  10. J
  11. K
  12. L
  13. M
  14. N
  15. O
  16. P
  17. Q
  18. R
  19. S
  20. T
  21. U
  22. V
  23. W
  24. X
  25. Y
  26. Z


Saia-calça

 

Saia-calçaOriginariamente, o modelo era usado por operárias francesas. Por serem amplas, facilitavam os movimentos. No século 19, passou também a ser usada para prática de ciclismo. No século 20, ingressou de vez no guarda-roupa feminino. A característica principal é a modelagem ampla das pernas, que faz com a calça, por vezes, pareça uma saia. Surge em pinceladas em algumas coleções, mas faz tempo que não retorna como tendência.

 

Saia balão

 

Saia BalãoSaia lançada na Segunda Guerra Mundial. Era franzida na cintura e costurada de forma a se curvar em direção aos joelhos, onde era presa e levemente ajustada por uma tira circular na bainha. O formato é recorrente nas passarelas, inclusive em vestidos.

 

Salto agulha

 

Salto agulha

Também conhecido como stileto, agulha ou espigão, é um salto altocom uma estrutura longa e delgada com um espigão de metal no interior, semelhante a um pilar ou coluna. O stileto foi criado nos anos 50. Alguns atribuem a concepção a Salvatore Ferragamo, outros a Albanese de Roma ou a Dal Có, que apresentaram modelos de saltos agulha por volta de 1953, na Itália. Entretanto, a maioria dos historiadores acredita que foi o designer francês Roger Vivier que, em Paris, desenvolveu o primeiro modelo.

Salto Luís XV

   Salto Luis XV

Este Salto grosso que se afina no meio, sugerindo a forma de uma ampulheta, foi usado a partir do século 17 na corte do rei Luís XIV (1643-1715), da França, que abusava do luxo, das perucas e dos sapatos de salto. Dizem as más línguas (e os registros históricos) que Luís XIV não passava de 1,60 metro, por isso adorava sapatos que pudessem aumentar sua estatura. Apesar disso, o salto ficou realmente conhecido no reinado seguinte, quando passou a ser utilizado também por mulheres. Luís XV não só levou a fama, como também virou nome de um tipo de salto.

Sapatilhas

 

SapatilhaSapatos leves, baixos e simples, originariamente usados por criados no século 18. No final do século 19, sapatilhas de verniz tornaram-se o calçado adequado para homens frequentarem bailes à noite. No século 20, as mulheres adotaram sapatilhas, que ganharam ênfase na moda a partir dos anos 50. Muitas mulheres reconhecidas pelo estilo, como a atriz Audrey Hepburn, tinham sua imagem relacionada a sapatilhas. São elegantemente simples e um essencial do visual.

Saruel

Modelo de saruelSaruel é uma espécie de saia-calça de origem africana. O desenho do gancho é o que mais a diferencia de uma calça convencional. O gancho é necessariamente grande e baixo. Em inglês, foi batizada de drop-crotch. Veja também dhoti.

Shorts

               shorts                             Calças curtas, em princípio do traje masculino, os shorts começaram a ser usados pelas mulheres a partir dos anos 20, em vários comprimentos. Eram associados a esportes e trajes informais até o final da década de 70, quando surgiram vários conjuntos de shorts e casaquinhos elegantes. É um item versátil, que pode compor diferentes estilos para múltiplas ocasiões.

 

Smoking

 

SmokingOriginalmente um paletó de seda, veludo ou brocado, adornado com botões, que os homens usavam para fumar em casa ou em reuniões íntimas na segunda metade do século 19. No final do período já havia se transformado num paletó formal, de noite, em tecido preto ou azul escuro. Depois da Segunda Guerra, voltou a ter abotoamento simples. Smoking para mulheres entrou em moda ao final do anos 60, começo dos anos 70, pelas mãos do francês Yves Saint Laurent.

 

 

Suspensório

 

SuspensóriosCriado para segurar calções masculinos no século 18, o suspensório era inicialmente feito de cordão ou de tiras de tapeçaria. No final do século 19, lona, algodão, borracha e veludo eram usados na sua confecção. No século 20, é geralmente feito de elástico. As mulheres apropriaram-se do suspensório nas décadas de 60 e 70, como parte da tendência unissex.