Aura, para perder o medo da arte
20 de Agosto de 2015 . Por Fernanda Cassel

A Aura é uma plataforma que aproxima a arte contemporânea de quem ainda possui um certo medo quando se trata deste mercado. Bruna Bailune, idealizadora da Aura Curadoria Contemporânea, viu nessa incerteza que a arte pode causar, essa sensação de ser um âmbito “intocável”, uma oportunidade. Pós-graduada pelo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona e com atuações na Antic & Modern, de Barcelona, na Fundação Roberto Marinho, no RJ, e na Bienal do Mercosul, em POA, Bruna construiu a base para o projeto que veio a ser uma ponte entre a arte e o consumidor, tirando o dito medo que este pode vir a ter. Sem barreiras intelectuais, sem preconceitos com quem busca começar a se aventurar nesse mundo.

Exposição "Área de Cultivo" por Fabio Alt para Aura

Exposição "Área de Cultivo"

Então que maneira melhor de atrair esse tímido consumidor do que por uma plataforma online? Na Aura, os artistas selecionados pela curadoria do site disponibilizam micro-coleções para venda, que se unem em pequenas editoriais trimestrais. As obras ficam organizadas no portal para livre passeio virtual dos consumidores, para a escolha ser feita de forma informada, mas seguindo o coração e a intuição de quem compra.

Exposição "Perto de Nós"

Exposição "Perto de Nós"

Partindo deste conceito de “galeria virtual”, na qual a arte ganha vida fora de formatos engessados, Bruna Bailune quis desmitificar o espaço tido como pré-destinado às obras, levando as peças da Aura para ambientes que fogem ao tradicional. Assim foi na mostra “Perto de Nós”, realizada junto ao lançamento da plataforma, no Loft da Vasco, em Porto Alegre, um espaço diferenciado, ao estilo industrial, que está recebendo diversos eventos, festas, encontros.

 

<em> Montagem com obra de Carolina Marostica </em>

O anseio para se manter tanto online quanto offline é o que move a Aura, que busca uma constante renovação do circuito de arte contemporânea. Outro pilar da Aura é o incentivo às coleções pessoais, onde as pessoas possam realizar suas próprias curadorias, colecionando arte dentro de casa. Com isso em mente, a categoria “Prints” da Aura traz impressões assinadas e de tiragem limitada das obras selecionadas de artistas participantes da plataforma, sendo vendidas a valores mais acessíveis, que facilitam o colecionismo para quem está começando. Outra maravilha para quem ainda hesita perante uma obra de arte é o serviço de simulação, onde o cliente manda uma foto do ambiente no qual ele gostaria de inserir uma obra do site e a equipe Aura simula a colocação da peça, facilitando a escolha final.

Ah, e tem novidade por vir ainda! A Aura em breve estará lançando o Clube de Colecionadores, com uma consultoria de arte para auxiliar os associados com as suas coleções, com informações sobre o mercado e vantagens para a aquisição de obras.

Deixe um comentário