Floral, a estampa que sempre dá certo
“Florais? Na primavera? Impressionante.” O sarcasmo da famosa editora fictícia Miranda Priestley no icônico filme O Diabo Veste Prada diante da sugestão da sua assistente em fazer uma matéria sobre os florais na estação do calor tem total fundamento, afinal, que mulher resiste a flores nas roupas quando os termômetros sobem? Nenhuma, óbvio. As flores têm tudo a ver com a primavera e o verão e estão sempre em alta nestas temporadas, encantando desde moças românticas a tropicais chiques fashionistas. Pra cada uma, um floral diferente.
As flores sempre inspiraram. Aparecem em obras de arte, em músicas, na arquitetura antiga. Na moda, ganharam força no século 18 – os indianos foram os primeiros a explorar essa padronagem nas roupas e, com o passar do tempo, esse desejo se espalhou pelo mundo. Mas foi somente ao final do século 19 que o floral tornou-se elemento recorrente na indumentária, ganhando força, de fato, na primeira década do século 20 junto ao rebuscado movimento art nouveau e seus traços inspirados pela natureza.
Desde então, as flores nunca mais deixaram de surgir em destaque, em diferentes formas, cores, proporções. Mulheres delicadas suspiram diante das flores miudinhas e de cores suaves. As dramáticas se deliciam com florais de impacto, em fundos escuros e contrastantes. As clássicas se fascinam diante de versões em preto e branco. E assim se encontra um floral para cada personalidade fashion. Aposte!
[vitrine]