Cinco essenciais de todos os verões
Embora as novidades irresistíveis de toda nova estação, que provocam desejo imediato, saber aproveitar um clássico é como um dom que colabora – e muito – com o estilo e facilita a vida na hora de arrumar a mala e de organizar o closet, isso sem falar na “cola” fundamental para as tendências, ou seja, são peças que servem de base para receber o que há de novo na temporada. Os essenciais têm layout atemporal, fazem sempre bonito e sobrevivem por anos com idêntico valor, como comprovo com esta lista dos cinco clássicos de todos os verões. Com eles, você estará bem vestida em qualquer calor, em qualquer balneário, em qualquer piscina. Quer ver?
Espadrille
A sandália com solado de corda une conforto e beleza com um delicioso toque praiano. Tem origem lá pelos idos do século 14, na região mediterrânea da Catalunha, quando era usada por soldados e trabalhadores do campo. Mas foi mesmo na década de 1950 que ganhou status fashion, quando a tradicional fábrica espanhola Castañer criou um design mais sofisticado para o sapato. Foi Saint Laurent que encomendou à fábrica a primeira espadrille com salto anabela, que pisou na passarela nos anos 1970, dando início ao sucesso que se mantém até hoje.
[vitrine]
Maiô preto
Perfeito para desfilar pelas areias, ideal para a caminhada de fim de tarde, companheiro de bons banhos de mar, ótimo para ser usado como body nas festividades praianas – ou até na balada da cidade –, o maiô preto deve ter poucos detalhes e uma modelagem mais comportada. Escolha com carinho, já que essa peça vai ficar com você por muitos verões!
[vitrine]
Pantalona branca
Chanel “roubou” a ideia dessa calça dos marinheiros francesas, portanto, não à toa, ela faz parte do imaginário do estilo de todo balneário chique que se preze, além de vestir bem silhuetas distintas. Se você for mais cheinha, escolha um tecido mais firme, que não marque, e com a cintura no lugar. Se você for mais baixinha, prefira barras menos amplas para não achatar demais a silhueta. De resto, use a pantalona branca por tudo, inclusive com o maiô preto para um drinque ao final de tarde. É muito elegante!
[vitrine]
Caftã
Com origem nos países do Oriente Médio, esta túnica alongada ganha inúmeras interpretações ocidentais, inclusive em versões curtas, mas mantém certo ar de exotismo. É perfeita como saída de praia ou para receber os amigos em um jantar em casa, para um passeio de barco ou para correr atrás do filho na areia, para o restô da moda ou o passeio ao pôr-do-sol, ou seja, versátil como só ela. Elo entre luxo e conforto, o caftã pode ser estampado, liso, bordado, tudo vai depender do gosto de quem usa. O certo é que deixa a mulher chique até mesmo em altas temperaturas.
[vitrine]
Short jeans
Não importa a idade, o estado civil ou a conta bancária, um short jeans é necessário no verão, o que muda é o modelo. Os mais compridinhos são perfeitos para quem quer manter um ar mais comportado. Já quem não teme ousar, pode escolher modelos cavados, perfeitos para serem usados sobre os biquínis para dar uma voltinha na praia. Os escuros são mais elegantes. Os desbotados mais moderninhos. Fica lindo com tudo, com chinelinho ou salto alto, com maiô ou com camisa branca, com bata ou com top de seda.
[vitrine]